O mês de Dezembro é sinónimo de festividades e convívios que por sua vez são sinónimo de mesas fartas e exageros gastronómicos!
Para quem está num processo de perda ou gestão de peso, este período pode parecer um desafio quase impossível. A existência de maior disponibilidade e variedade de chocolates, produtos de pastelaria típicos da época, bebidas alcoólicas e frutos secos podem comprometer qualquer dieta e desequilibrar o controlo de doenças como diabetes, síndrome do intestino irritável, doenças autoimunes, entre outras.
Mas com algumas estratégias práticas, é possível aproveitar as festividades sem comprometer seus objetivos. Siga estas recomendações:
1. Planeia e Priorize
Escolha as suas preferências com sabedoria: Não é necessário evitar tudo, mas também não é necessário comer tudo! Priorize o que realmente vale a pena para si — aquela sobremesa especial ou o copo de vinho numa ocasião única. Aprenda a dizer não aos vários chocolates que andam a circular no escritório ou que vão até sua casa.
Compense nos restantes momentos: Se sabe que terá uma confraternização à noite, opte por refeições mais leves e ricas em nutrientes durante o dia.
2. Controle as Porções
Em vez de se privar, foque-se no controlo das porções. Experimente pequenas quantidades de doces e sobremesas (por exemplo, divida-as com alguém), em vez de consumir porções grandes.
Sirva-se em pratos pequenos, pois isso permite criar a sensação de que está a comer mais do que realmente está.
3. Tenha Disponíveis Alternativas Mais Saudáveis
Troque os bombons por chocolates com 70% ou mais de cacau, pois são menos açucarados e mais saciantes.
Prefira frutos secos naturais ou tostados sem sal e evite as versões caramelizadas ou excessivamente processadas. Limite a quantidade para um punhado (cerca de 30g) por dia.
4. Atenção às Bebidas
As bebidas alcoólicas são calóricas e podem abrir o apetite. Dê preferência a opções menos calóricas, como vinho seco ou gin com água tónica zero.
Alterne cada copo de bebida alcoólica com um copo de água. Isso ajuda a reduzir o consumo e mantém a hidratação.
Consuma refrigerantes sem açúcar e sumos naturais ou adoçados com stevia. Dê uma oportunidade ao chá para acompanhar uma refeição.
5. Mantenha-se Ativa(o)
Aproveite os passeios ao ar livre para caminhar e queimar calorias extras.
Se possível, incorpore treinos rápidos em casa, mesmo nos dias mais ocupados. Até 20 minutos de atividade podem fazer diferença.
6. Não Subestime o Poder da Satisfação
Coma devagar e aprecie cada garfada/colherada. Ao saborear os alimentos, está a reduzir a hipótese de exagerar.
Não confunda fome com vontade de comer. Antes de ceder às tentações, pergunte a si mesma(o): “Estou realmente com fome?”.
7. Foque-se no Equilíbrio e Não na Perfeição
Permita-se pequenos excessos sem culpa. O importante é retomar o foco no dia seguinte e não transformar um deslize numa sequência de más escolhas. Anule o pensamento “perdido por 100, perdido por 1000!”.
Lembre-se de que o mês de Dezembro é sobre momentos e conexões, não apenas sobre comida. Envolva-se em atividades que não girem em torno da mesa, como jogos, música ou caminhadas.
Com estas estratégias, é possível aproveitar o melhor do mês de Dezembro sem abrir mão dos seus objetivos de saúde e bem-estar. Lembre-se: não se trata de perfeição, mas de equilíbrio e boas escolhas!
Desejo-lhe um Dezembro equilibrado e feliz!
Se tiver dúvidas ou quiser partilhar as suas estratégias, entre em contacto comigo!
Sempre a pensar na sua saúde,
Denise Mendes
Nutricionista 0190N
Comentários